Fusos Horários do Brasil

Desde 2008, o território brasileiro passou a ter três fusos horários em lugar de quatro, pela Lei 11.662. Veja mapa ao lado (o fuso GMT - 2 horas é adotado no arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha e Ilhas de Trindade e Martim Vaz).
A hora oficial do Brasil (em Brasília) está três horas atrasada em relação a Greenwich.
O Observatório Nacional Brasileiro é o órgão responsável por gerar a Hora Legal do Brasil, segundo o Decreto n° 4264 de 10 de junho de 2002.

 

Horário de Verão

A diferença de horário entre países deve considerar o horário de verão adotado em alguns. Lembrar que o verão no hemisfério norte ocorre durante o inverno no hemisfério sul.

O Reino Unido, por exemplo, adota o horário GMT de outubro a março. Para o restante do ano, o British Summer Time é adotado com uma hora avançada.

Horário de Verão no Brasil

No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931. Houve interrupções por períodos de alguns anos (1933-1949, 1953-1963, 1968-1985). De 1985 a 2008, o horário de verão foi adotado anualmente através de decretos do Presidente da República.

Em 2008, o Decreto N° 6.558 estabeleceu um procedimento geral para os demais anos, na seguinte forma: Fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subseqüente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval,o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte. A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federa

 

 

 


"Invejo as flores que murchando morrem, E as aves que desmaiam-se cantando E expiram sem sofrer..." Álvares de Azevedo